band.com.br

Tamanho de fonte

Aeronáutica contraria Lula e escolhe caça sueco

é o número de caças que o Brasil vai comprar para a FAB
O caça sueco Gripen é o mais barato entre os três que disputam a licitação brasileira / Foto: Divulgação Saab O caça sueco Gripen é o mais barato entre os três que disputam a licitação brasileira Foto: Divulgação Saab

A Aeronáutica classificou o caça francês Rafale, da empresa Dassault, como o terceiro e último colocado em avaliação técnica entregue ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, conforme matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo".

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o melhor modelo é o sueco Gripen NG, da Saab, seguido do americano F-18 Super Hornet, da Boeing.

A indicação da FAB, segundo a reportagem, levou em conta o preço mais baixo do Gripen NG em relação aos demais.

"O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses", afirma a reportagem.

Em setembro do ano passado, Lula havia anunciado a preferência pelo modelo francês - o mais caro - no projeto de aquisição de caças para a FAB, em um contrato de US$ 7 bilhões. No entanto, o presidente voltou atrás devido ao mal-estar causado entre os concorrentes e os militares, já que a avaliação técnica ainda não havia sido concluída.

Porém, o presidente pode ignorar o relatório da Aeronáutica e optar por qualquer um dos três aviões.

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros