band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 2 de novembro de 2012 - 19h53

Amazonas Film Festival inicia sábado

Evento começa com festa com direito a tapete vermelho e a presença de grande atores como Otávio Augusto e Marcos Paulo
Conhecido pelo trabalho como ator, Marcos Paulo tem feito grandes produções como diretor / Marcelo Corrêa/Quem Conhecido pelo trabalho como ator, Marcos Paulo tem feito grandes produções como diretor Marcelo Corrêa/Quem

 

Celebridades do cinema brasileiro como Otávio Augusto, Gracindo Júnior, Marcos Paulo, Antônio Pitanga, Toni Garrido, Letícia Sabetella, Gisele Fraga, Bruno Garcia, Zelito Viana, Ana Lúcia Torres, entre outros, estarão no tapete vermelho, em frente ao Teatro Amazonas, neste sábado, dia 3, às 18h45, interagindo com o público.

 

Tudo para a cerimônia de abertura da 9ª edição do Amazonas Film Festival, que acontece no Teatro Amazonas, às 19h30. O Amazonas Film Festival acontecerá até o dia 9 de novembro, com programação diversificada e gratuita.

 

A festa de início do evento será chefiada pelo ator e apresentador Carlos Casagrande, onde será feita uma homenagem ao cineasta brasileiro Zelito Viana, o presidente de honra do Amazonas Film Festival. Durante a cerimônia, será exibido ainda o filme ‘Colegas’, de Marcelo Galvão.

 

A 9ª edição do Amazonas Film Festival terá mais de 5 mil horas de exibição de filmes. Serão, ao todo 37 produções na mostra competitiva, para uma premiação de R$ 33 mil, além de 144 filmes na mostra paralela. Tudo isso, em apresentações gratuitas tanto no Teatro Amazonas, quanto no Palácio da Justiça, Cine Teatro Guarany, Teatro Luiz Cabral ou mesmo terminais de ônibus, seis cidades do interior do Amazonas e até mesmo em comunidades rurais como a do Pau Rosa.

 

De acordo com o governado do Estado do Amazonas, Omar Aziz, o Amazonas Film Festival chega à nona edição cumprindo ainda o papel de gerar oportunidades para os talentos da terra. “O investimento em capacitar jovens cineastas amazonenses em produzir os próprios filmes começou com a criação do festival. Estamos no caminho certo”, declara.

 

Dessa forma, o secretário de Estado da Cultura do Amazonas, Robério Braga, ressalta que a edição 2012 conta com mais espaço para a produção local. Um exemplo disto é longa-metragem ‘A Floresta de Jonathas’, com direção do amazonense Sérgio Andrade – o primeiro longa de um diretor local que concorrerá com produções internacionais.

 

Outro artista ‘da terra’ que disputa com grandes nomes do cinema é Dheik Praia, com o curta “Rota da Ilusão”. O filme disputa o título de melhor curta-metragem Brasil com mais 13 produções.

 

Estudantes de artes visuais e amantes de cinema têm espaço garantido no festival. Há 367 vagas para oficinas, palestras, debates e convivências com personalidades nacionais. O festival segue até o dia 9, cuja cerimônia de encerramento será comandada pela atriz e apresentadora Jacqueline Dalabona, no Teatro Amazonas.

 

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros