Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 20 de março de 2017 - 14h09

Atividades no Mindu celebram Dia da Água

Programação especial visa conscientizar moradores do entorno a cuidar do igarapé do Mindu, nas nascentes
Ações serão apresentadas nesta quarta, e começam em abril / Arleson Sicsu/Semmas Ações serão apresentadas nesta quarta, e começam em abril Arleson Sicsu/Semmas

O Dia Mundial da Água será comemorado nesta quarta-feira, 22, a partir das 9h, com uma série de atividades que visam levantar a bandeira da proteção às nascentes do Igarapé do Mindu e suas margens ao longo do percurso.

 

O público-alvo serão os moradores das comunidades no entorno do Parque Municipal Nascentes do Mindu, onde estão abrigadas as três nascentes do igarapé.

 

O curso da água do igarapé começa a sofrer com a ação do homem. Por isso, uma mobilização com os moradores do entorno foi iniciada e o resultado será mostrado nesta quarta-feira, 22, na programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

 

Além disso, o dia terá exposições de trabalhos feitos por alunos das escolas municipais próximos do local, com cartazes e apresentações musicais, trilhas interpretativas com guias formado por acadêmicos da UEA, jogos ambientais, atividades lúdicas e distribuição de mudas e apresentação dos Garis da Alegria.

 

Após a programação, a ideia é que escolas e comunitários estejam engajados em favor da recuperação das margens do Igarapé do Mindu, no trecho inicial do seu trajeto.

 

As ações serão contínuas, começando a partir de abril.

 

Segundo o secretário Antônio Nelson, o Parque tem importância fundamental para a preservação das nascentes do Igarapé do Mindu.  “O igarapé logo que sai do perímetro do parque sofre diversos impactos com a presença populacional, daí a necessidade de um diagnóstico da situação para possíveis intervenções”.