Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 20 de março de 2017 - 14h09

Paulo Betti interpreta sua vida no teatro

Ator traz espetáculo Autobiografia Autorizada a Manaus, no Teatro Amazonas, em três sessões em abril
Peça é escrita, dirigida e protagonizada por Paulo Betti / Divulgação Peça é escrita, dirigida e protagonizada por Paulo Betti Divulgação

O espetáculo Autobiografia Autorizada, de Paulo Betti, chega a Manaus, em turnê do projeto Vivo EnCena, nos dias 7, 8 e 9 de abril, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h e 19h no domingo. No sábado, 8, o ator vai conversar com o público.

 

A peça, escrita e protagonizada por Paulo Betti, dirigida por ele e por Rafael Ponzi, marca a comemoração dos 40 anos de carreira do ator.

 

Com humor, poesia e dor, Paulo mergulha na vida de seus pais e avós e emerge com uma peça edificante que afirma a importância do ensino público e do trabalho social para a valorização do ser humano, baseada em textos na adolescência e artigos escritos em jornais em Sorocaba.

 

Sucesso de crítica, o espetáculo foi indicado para o prêmio Shell de melhor texto e rendeu para Paulo Betti a indicação para o Prêmio Faz Diferença.

 

A peça é inspirada pela inusitada história de superação de Paulo, que percorre o trajeto da roça à cidade, contando um pouco da história da imigração italiana no Brasil. Saiu da fazenda onde o avô, imigrante italiano, trabalhava. Tinha mãe analfabeta, pai esquizofrênico e 14 irmãos, mas apesar disso, estudou em boas escolas e formou-se em Artes Dramáticas na USP.

 

Segundo Paulo, lendo as anotações que fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar no palco as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu.

 

“Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”.