Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 20 de março de 2017 - 14h44

Obra explora relações para entender sociedade

Com muitas teorias explorando situações macro, autor amazonense explora as relações do cotidiano
Texto está dividido em nove lições / Reprodução Texto está dividido em nove lições Reprodução

O livro ‘Lições Sobre o Cotidiano’, lançado esse ano, pretende apresentar e refletir sobre as diversas vertentes do pensamento de autores que se dedicaram à compreensão do cotidiano como espaço de socialidade, desde a antiguidade até os nossos dias.

 

Segundo o autor do livro, Professor Doutor Walmir de Albuquerque Barbosa, a obra propõe uma discussão acadêmica que privilegia a interdisciplinaridade, e pode contribuir para entendimentos dos fenômenos e acontecimentos da contemporaneidade.

 

O texto é autoral e é está dividido em nove lições. Cada lição é considerada um capítulo.

 

Para Walmir, a importância do livro está na relevância das relações sociais que são pouco explorados pelas grandes teorias sociológicas, pela antropologia e pela psicologia social.

 

Mas que, segundo ele, estão a exigir profunda reflexão e análise na sociedade complexa. “Como nos ensina Agnes Heler, uma das autoras cuja reflexão é abordada no livro, é no espaço do cotidiano que vivemos por inteiro. Daí a importância de compreendê-lo. Podemos ver a sociedade através das classes sociais, das relações históricas, raciais ou econômicas, mas tudo isso cabe, ou não deixa de relacionar-se com o cotidiano dos sujeitos nas suas práticas sociais”.

 

O livro Lições Sobre o Cotidiano pode ser encontrado em todas as bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).