Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 - 13h35

Com Chula, festival celebra tradições gaúchas

Primeira edição do Festival de Tradições Gaúchas no Amazonas terá disputa de Chula e acontece no domingo
O evento será realizado em centro estadual na Aparecida / Michael Dantas/SEC O evento será realizado em centro estadual na Aparecida Michael Dantas/SEC

Neste domingo, 14, o Centro Estadual de Convivência do Idoso Aparecida vai receber, a partir das 11h, a primeira edição do Festival de Tradições Gaúchas no Amazonas (FESTGAM), realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas – Rancho Manauara. A entrada é franca.

 

De acordo com o coordenador do evento, Tarciso dos Santos, o objetivo é fazer um intercâmbio cultural para conscientizar os participantes sobre a importância das tradições gaúchas, com apresentações culturais.

 

“Temos como principal finalidade valorizar o artista amador, evitando atitudes individuais ou coletivas que deslustrem os princípios de formação moral do povo gaúcho”.

 

O destaque do festival será a ‘Chula’, uma competição onde será escolhido o melhor sapateado entre os peões. Na tradição, o estilo faz com que os competidores criem passos de dança e exijam que os adversários repitam.

 

A prova será individual e o vencedor ganhará um troféu simbólico.

 

Além da disputa da dança tradicional gaúcha, a festa terá grupos musicais e mais a participação musical do DJ Inaldo Santos.

 

Tarciso diz que essa é a primeira vez que o festival será apresentado no estado, o que é significativo. “Desejamos que essa estreia aqui no Amazonas seja um sucesso, nosso objetivo é mesclar essas culturas, espero que todos os participantes fiquem satisfeitos com o evento”.