Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 12 de outubro de 2017 - 12h50

Museus têm programação para mês das crianças

De 17 a 21 de outubro, museus da capital oferecem atividades para as crianças; confira a programação
Museu do Homem do Norte vai exibir filme A Pequena Sereia / Divulgação/SEC Museu do Homem do Norte vai exibir filme A Pequena Sereia Divulgação/SEC

Como parte da programação para o Mês das Crianças, os museus vão oferecer ações especiais em outubro, no Museu da Imagem e do Som (Misam), Pinacoteca, Museu Tiradentes, Museu de Numismática, Museu do Homem do Norte e Museu de Arqueologia.

 

No Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), os pequenos vão poder conferir, no período de 17 a 21 de outubro, das 9h às 14h, a exposição ‘Brincadeira de Criança – Pratos e Cores da Imaginação Infantil’.

 

A exposição conta com 72 obras produzidas por crianças alunas do curso de Artes Visuais, com técnicas de colagem, pintura, desenho, quadrinhos e caricaturas.

 

Ainda na terça-feira, 17, a Pinacoteca do Amazonas oferece, das 9h30 às 10h30, a atividade ‘Quebra-Cabeça Artístico’, com algumas obras de arte do local duplicadas e transformadas em quebra-cabeças, que serão montados pelas crianças que visitarem o espaço, estimulando a coordenação, a criatividade e o gosto pela arte.

 

Na quarta-feira, 18, das 9h às 9h30, o Museu Tiradentes realizará uma visita guiada destinada aos pequeninos, com um ator trajado de Tiradentes, que irá apresentar o espaço de forma lúdica contando várias curiosidades sobre a vida do militar e distribuindo doces.

 

O acervo do local é constituído por dezenas de objetos da Polícia Militar do Amazonas, tais como: armas antigas, equipamentos do Corpo de Bombeiros, uniformes, distintivos e condecorações, documentos, fotografias e outros.

 

Já no Museu de Numismática Bernardo Ramos, das 9h15 às 9h40, na quinta-feira, 19, tem apresentação do Cantinho do Beré, com contação de histórias infantis adaptadas ou criadas com informações referentes ao acervo do museu, como da ‘Dona Joaninha’, ‘Em Busca das Moedas Perdidas’, ‘A Menina Generosa’, ‘Meu Querido Dracma’ e ‘Bernardo e a sua Coleção’.

 

Ainda na quinta-feira, 19, no Museu do Homem do Norte, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no horário das 9h às 10h, tem programação do Dia da Criança, com a exibição do filme ‘A Pequena Sereia’ (1989).

 

Na sexta-feira, 20, das 9h30 às 10h, o Museu de Arqueologia realiza uma caça ao tesouro! Durante a visita guiada ao acervo do museu, os visitantes receberão dicas especiais de localização, e ao final do tour, a atividade inicia. Os objetos encontrados pelos visitantes poderão, inclusive, ser levados para casa como recordação.