Educadora FM 91,7
Rádio Bandeirantes Campinas AM 1170
Nativa FM 89,3
Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 13h48

Projeto cria Dia ‘É gol da Alemanha’

Projeto de autoria do vereador Jota Silva (PSB) protocolado ontem na Câmara Municipal de Campinas institui o dia oito de julho como o Dia Municipal “É Gol da Alemanha”. O projeto remete ao jogo semifinal da Copa do Mundo do ano passado, em que o Brasil foi goleado por 7 a 1 pela Alemanha, naquela que é considerada a maior tragédia esportiva do futebol brasileiro em todos os tempos

 

O vereador garante que ao apresentar o projeto não quer tripudiar jogadores ou os torcedores brasileiros. Afirma que é justamente o contrário. “Todo mundo sabe que a frase ‘É gol da Alemanha’ virou piada, mas o meu objetivo é usar essa tragédia para refletir sobre as razões que nos levaram a isso”, explicou.

 

“Nossa ideia é que neste dia, a Câmara, por exemplo, chame atletas, dirigentes, cronistas esportivos e torcedores, para debater sobre o futuro do futebol”, afirma . Segundo ele, outras entidades poderiam fazer o mesmo.

 

Radialista de profissão, Jota Silva conta que a ideia do projeto surgiu depois da prisão do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, sob a acusação de participação em um esquema de fraudes em contratos da entidade. “O que nós estamos vendo hoje é que existem dirigentes trabalhando em benefício próprio e alguns poucos jogadores milionários. Do outro lado, os clubes estão cada vez mais empobrecidos e 80% dos atletas ganhando salário de miséria”, diz.