band.com.br

BandNews FM BH
Metro BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 15h36

Escolas estaduais de Minas voltam às aulas

Depois do período de recesso no mês de julho, as 3.686 escolas estaduais retomam as atividades pedagógicas.
Instituto de Educação de Minas Gerais / Instituto de Educação de Minas Gerais

 

Na próxima segunda-feira cerca de 2,3 milhões de alunos retomam as aulas nas 3.686 escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, depois de um período de recesso escolar. Logo para a primeira semana de aula, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) prepara a realização do ‘Dia D’.

 

O momento educacional ocorrerá em duas datas. No dia 07 de agosto, haverá o dia chamado ‘Toda escola deve fazer a diferença’, quando as equipes pedagógicas das escolas farão uma ‘parada estratégica’ para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. Já no dia 10 do mesmo mês, esse plano será apresentado à comunidade escolar para que ela também possa apresentar suas sugestões. Este dia é denominado de ‘Toda a comunidade participando’.

 


Nos dias 07 e 10 de agosto, o ‘Dia D’ será uma ação simultânea nas escolas estaduais das 44 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do interior do Estado. Na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), as atividades do momento pedagógico do “Dia D” serão realizadas nos dias 21 e 24 de agosto. Com a adesão dos municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP Municipal), a ação também será realizada em todas as redes municipais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.

 


“Vamos iniciar o semestre com o ‘Dia D’ e contamos com a participação de todos os profissionais nos dois dias. O primeiro será para a elaboração do projeto de intervenção, sempre naquela visão de que o foco é o nosso aluno, é trabalhar para a aprendizagem do nosso aluno. No segundo dia, nós teremos a participação de todos os alunos e de toda a comunidade. Nesse momento, o plano de intervenção será apresentado a eles. Com essa ação, nós também queremos trazer, cada vez mais, a família para dentro da escola”, lembra a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

 


Para dar suporte à realização do ‘Dia D’, a equipe central do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) se distribuirá em escolas estaduais de todas as Superintendências Regionais de Ensino para o acompanhamento das ações.

 

 

Calendário repleto de atividades

 


Além dessa iniciativa, no calendário para os próximos cinco meses, que marcam a continuidade do ano letivo, não faltará atividades para estudantes e educadores. Ações pedagógicas, avaliações educacionais, apresentações culturais e olimpíadas do conhecimento recheiam o calendário escolar.

 


 

Entre as muitas atividades, estão a Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música, a aplicação das provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a realização das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave).

 


Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros