BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 17h28

Hospital de Betim já registrou 22 casos

 

Ameaça de surto da superbactéria conhecida como KPC no Hospital Regional de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, coloca a cidade em alerta.  Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, desde o início do ano, foram confirmados 49 casos de contaminação pela KPC. Desses, 22 são no Hospital Regional de Betim. 

 

Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim nega a existência de um surto e contesta os números divulgados pelo governo. Segundo a pasta, hoje seis pacientes estão internados no Hospital da cidade com o diagnóstico da KPC e outras 15 suspeitas de contaminação por bactérias estão sob análise. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde não soube informar quantos casos de contaminação foram confirmados desde o início do ano.

 

A direção do Hospital Regional de Betim foi notificada pela Secretaria de Estado de Saúde e tem 30 dias para adotar medidas de gestão, prevenção e controle no ambiente hospitalar para evitar novas contaminações por KPC ou outras bactérias.  Passado esse prazo, a secretaria voltará a inspecionar o hospital para averiguar se as orientações foram cumpridas. 

 

Neste ano, o número de casos confirmados já é quase quatro vezes maior que a soma dos últimos dois anos.Em 2011, apenas três das CENTO E 33 notificações foram confirmadas.  No ano passado, foram 36 suspeitas, com o mesmo número de contaminações detectadas. A KPC provoca resistência de algumas bactérias aos antibióticos e pode causar pneumonia e infecções variadas.