BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 24 de junho de 2014 - 11h57

Acervo de Sabino ganha ‘casa’ na Pampulha

Projetos desenvolvidos em memória do escritor mineiro serão unificados na nova sede que será aberta nesta quarta.
Casarão dentro do Zoológico estava desativado desde 2001 / Suziane Fonseca | Divulgação Casarão dentro do Zoológico estava desativado desde 2001 Suziane Fonseca | Divulgação

Belo Horizonte ganha um novo espaço dedicado ao legado do escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004). A partir desta quarta-feira, um casarão dentro do Zoológico abrigará exposições e programas educativos que perpetuam a memória do autor. A inauguração integra as atividades de comemoração aos 90 anos de nascimento de Sabino – que já renderam várias mostras e um filme, “O Menino no Espelho”, em cartaz nos cinemas.

 

A principal atração será a mostra permanente que reúne um amplo acervo do escritor. O famoso vagão de trem com conteúdo multimídia será colocado ao lado do casarão – mas as visitações começarão só no fim do mês. Dentro do vagão, serão promovidos debates

e projeções de vídeos, como documentários escritos e dirigidos por Sabino, longas, curtas e material audiovisual relacionado à mostra.

 

Haverá ainda um espaço para contar a história do projeto Encontro Marcado, programa de incentivo à leitura que já contemplou mais de 500 mil crianças de 50 cidades brasileiras desde 2005.

 

O Instituto Fernando Sabino estará sediado no casarão construído em 1980 e desativado em 2001. A unidade está localizada entre a administração do Zôo e o recinto do hipopótamo. As ações são coordenadas de perto por um dos filhos do autor, Bernardo Sabino, idealizador dos projetos.

 

Mais Sabino nos parques

Peças de teatro, exibição de filmes, shows e declamação de textos estão movimentando o Parque Ecológico da Pampulha e o Parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã. Entre as atrações, há oficinas de criação de bonecos com materiais reciclados e apresentação de cantigas de roda. No Parque Ecológico, as atividades seguem até o dia 12 de julho. No Lagoa do Nado, até 21 de julho. Informações e a agenda completa pelo fernandosabino.com.br.