band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 1 de abril de 2014 - 13h52

Greve de garis prejudica moradores do ABC

Sacos de lixo orgânico e reciclável estão espalhados pelas ruas de Santo André, SBC, SCS, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá
Lixo espalhado pela avenida Itamarati, em Santo André, após greve de garis / Alessandro Valle/ABCDigipress/Folhapress Lixo espalhado pela avenida Itamarati, em Santo André, após greve de garis Alessandro Valle/ABCDigipress/Folhapress

Moradores do ABC Paulista já sentem os reflexos da greve dos trabalhadores da limpeza urbana, que começou nesta segunda-feira. Eles pedem reajuste salarial.

Sacos de lixo orgânico e reciclável estão espalhados pelas ruas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Das sete cidades do ABC, apenas Rio Grande da Serra não participa da greve, porque não é ligada ao sindicato.

Coletores e varredores do ABC rejeitaram o reajuste salarial proposto pelos patrões de 10%. Eles pedem 15% e por isso cruzaram os braços. Na região, são três mil trabalhadores.

Segundo o Siemaco-ABC, sindicato que representa a categoria, 40% do grupo está paralisado. Já o Selur, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, informou em nota que segue empenhado na busca de uma solução urgente, mas não comentou sobre a negociação.

Uma audiência entre as partes acontece na tarde desta terça-feira Tribunal Regional do Trabalho.

Em Santo André, a prefeitura informou que pretende realizar com efetivo próprio a varrição e a coleta na região central da cidade, onde o volume de resíduos acumulados é maior.

Já a administração de São Caetano do Sul recomenda que a população evite o acúmulo de lixo nas ruas e avenidas do município. A prefeitura de Mauá disse que ainda está avaliando as consequências da greve.

São Bernardo do Campo informou que exigirá o cumprimento do contrato sob pena de multa. A administração municipal de Ribeirão Pires e Diadema ainda não se posicionaram.

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros