Rio: obra é interditada após invasão de jacarés

Foi constatado que a obra afetou uma área alagada onde viviam pelo menos dez jacarés que, acuados, invadiram um centro comercial próximo

Após denúncia da BandNews FM, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente interditou parcialmente a construção de um empreendimento de lojas na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foi constatado que a obra afetou uma área alagada onde viviam pelo menos dez jacarés que, acuados, invadiram um centro comercial próximo.

Dois animais foram retirados por biólogos e transferidos para a Lagoa de Jacarepaguá, na mesma região, mas segundo especialista ainda restam oito jacarés no local, a maioria filhotes.

O empreendimento é das empresas Mater Trade Indústria e Comércio, dona do terreno, e Brookfiled, responsável pela obra. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que concedeu a licença ambiental à construção, terá que dar explicações à polícia que esteve no local. O titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Fernando Reis, afirmou que fará uma perícia na região nesta quinta-feira.

O local, alvo de especulação imobiliária, sobretudo com a proximidade da realização dos jogos olímpicos que terão várias modalidades sediadas na região, também é conhecida por ser habitat de jacarés. Atualmente, cerca de seis mil animais vivem nas lagoas da Baixada de Jacarepaguá, segundo o biólogo e coordenador da Fundação do Instituto do Jacaré, Ricardo Francisco Freitas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a interrupção se deu porque o material utilizado no aterramento da área era indevido. Já técnicos da Patrulha Ambiental, órgão ligado à secretaria e que esteve no local, afirmou que a paralisação parcial acontece por suspeita de interrupção do fluxo de corpos hídricos na região.

A empresa Mater Trade Indústria e Comércio informou que os trâmites relativos ao projeto de construção ficam a cargo da incorporadora. Já a Brookfiled disse que possui as licenças e que prestará todos os esclarecimentos e informações necessários. 

Compartilhar

Deixe seu comentário