INSS reduzirá agendamento presencial a partir do dia 21

Com a mudança, o segurado pode acompanhar a solicitação pela internet, sem precisar ir a uma agência

A partir da próxima segunda-feira, 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbana. O segurado deverá acessar o site Meu INSS ou ligar para o número 135 e, em vez marcar o agendamento, receberá direto o número do protocolo de requerimento.

Atualmente, o segurado precisa agendar a ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer a solicitação, o cidadão acompanha o andamento pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido próximo da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para atendimento.

Atualmente, o Meu INSS - acessível pelo computador ou celular - tem mais de 7 milhões usuários cadastrados. O sistema, que tem sido aprimorado, conta com um canal para o cidadão acompanhar o andamento do pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços antes prestados somente no atendimento espontâneo, serão realizados com dia e horário marcados, a partir do agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:

- Alterar meio de pagamento

- Atualizar dados cadastrais do beneficiário

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

- Cadastrar Declaração de Cárcere

- Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

- Cadastrar ou renovar procuração

- Cadastrar ou renovar representante legal

- Desbloqueio do benefício para empréstimo

- Desistir de aposentadoria

- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

- Pensão por morte

- Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

- Reativar benefício

- Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

- Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

- Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

- Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

- Transferir benefício para outra agência

Compartilhar

Deixe seu comentário