Tamanho de fonte
Atualizado em domingo, 19 de março de 2017 - 17h15

Hemorio disponibilizará vacinas contra a febre amarela

Cerca de 500 doses serão oferecidas para voluntários à doação de sangue
Doadores terão acesso às vacinas a partir de terça-feira (21/03) / Divulgação Doadores terão acesso às vacinas a partir de terça-feira (21/03) Divulgação

A partir de terça-feira (21), o Hemorio será um posto de vacinação contra a febre amarela. Voluntários à doação poderão receber a dose da vacina, mesmo se forem considerados inaptos, após passar por uma triagem clínica. Não será possível ao candidato receber a vacina antes de passar pela triagem.

- Essa foi uma estratégia montada pela Secretaria para que possamos evitar o desabastecimento de sangue em todo o estado, já que a pessoa que se vacina contra febre amarela deve ficar quatro semanas sem doar – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

O Hemorio recebe até 400 doações de sangue por dia e também envia, quando necessário, para outras cidades do estado do Rio. Portanto, com a vacinação em massa que deve ocorrer na região e, como quem recebe a vacina fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas, a tendência é que haja diminuição no estoque de sangue. Por isso a campanha do Hemorio é importante para preservar o estoque de bolsas de sangue.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemorio

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.