Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 14 de julho de 2017 - 15h12

Em meio à crise Theatro Municipal do Rio completa 108 anos

Inaugurado em 1909, a última grande restauração aconteceu no ano do centenário, em 2008
Dia repleto de atrações gratuitas. / (Luanna Bernardes) Dia repleto de atrações gratuitas. (Luanna Bernardes)

Palco não só de grandes artistas, mas também da história do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal completa 108 anos de fundação em clima de despedida devido à crise financeira do Estado.

No dia em que deveria celebrar a data do primeiro espetáculo, o espaço administrado pelo governo fluminense perde a experiente bailarina Márcia Jaqueline. Com 20 anos de apresentações no Municipal, ela resolveu se mudar para a Áustria devido ao momento delicado do Theatro.

"Eu vi uma grande oportunidade de continuar minha carteira e esperar alguma coisa acontecer. Eu precisava fazer acontecer. Esse momento de mudança está sendo muito importante. Eu vou estar no palco, que é o lugar que eu mais amo estar, mas sempre junto com as pessoas aqui", disse Márcia Jaqueline.

Um funcionário que se identificou apenas como Francisco trabalha há 23 anos no Theatro Municipal. Sem receber há 3 meses, o servidor se emociona ao falar sobre a casa de espetáculos.

"A vontade de todos os funcionários, a dedicação... Porque o Theatro não pode parar. Isso é uma casa do povo. E a casa do povo a gente não para", desabafou Francisco.

Atualmente, toda a verba arrecadada com as apresentações de espetáculos é destinada aos salários dos funcionários da Fundação Theatro Municipal, segundo o secretário de Cultura. André Lazzaroni diz que a previsão é a de que a situação seja normalizada até setembro.

"Pela minha experiência, até setembro a situação se normaliza. O Estado só pode iniciar o Plano de Recuperação Fiscal quando quitar as folhas em atraso. Quitando as folhas, entramos no Plano e vamos ter um alívio no caixa de quase 60 bilhões de reais", disse André Lazzaroni.

Apesar da crise, a magia de entrar no Municipal continua. A grandiosidade e a história do Theatro encantam os visitantes.

O aniversário de um dos teatros mais importantes da cidade foi marcado por homenagens nesta sexta-feira (14). A banda dos fuzileiros navais tocou diversas músicas, aos pés do Municipal. Inaugurado no dia 14 de julho de 1909, o Theatro Municipal fez a última grande restauração, no ano do centenário, em 2008.