Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 15 de março de 2016 - 12h15

Prefeitura lança projeto de adoção de animais

Os bichinhos abandonados nos arredores das instalações olímpicas ganham nova chance de encontrar uma família
Zeca é o primeiro bichinho olímpico da campanha / Divulgação Zeca é o primeiro bichinho olímpico da campanha Divulgação

A Prefeitura do Rio e o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 lançaram nesta segunda-feira (14) o projeto #AbraceUmAmigo, uma campanha de adoção de animais domésticos abandonados encontrados nos arredores das instalações olímpicas.

O primeiro animal apresentado ao público é Zeca, um cachorro vira-lata de três anos e meio, que pesa entre oito e dez quilos, encontrado em Deodoro, próximo ao Complexo Esportivo. 

Assim que Zeca encontrar um lar, outros animais serão apresentados ao público para adoção. Os interessados em adotar o primeiro cachorrinho olímpico devem ter em mãos CPF, identidade e comprovante de residência e entrar em contato com a SEPDA pelo telefone (21) 2976-2932 ou dirigindo-se diretamente à Fazenda Modelo, na Estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt), em Guaratiba.

O projeto terá duração até outubro, após o término dos Jogos Paralímpicos, resgatando, tratando e colocando para adoção animais (cachorros, gatos e até cavalos e vacas) encontrados no entorno das instalações olímpicas.

Os bichinhos resgatados são encaminhados à Fazenda Modelo, um espaço com mais de 13 mil metros quadrados, onde os animais recebem vacinas, alimentação balanceada e banhos de sol. Entre os serviços prestados no local estão esterilização, atendimento clínico, exames de sangue e cirurgias diversas.

O local funciona desde 2008, tratando em período de quarentena os animais recebidos, em sua maioria vítimas de maus-tratos e abandono. Ao receberem alta, os bichinhos são levados na campanha itinerante "Adotar é o Bicho!", projeto parceiro do #AbraceUmAmigo, e também ficam disponíveis para adoção no Centro de Proteção Animal.