Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 11 de janeiro de 2018 - 14h53

Carnaval 2018: Rio terá mais de 6 milhões de turistas

A expectativa é que a festa supere o número dos anos anteriores
Crivella abriu a coletiva cantando: Crivella abriu a coletiva cantando: "Quem não gosta de samba, bom prefeito não é" (Foto: Natália Rodrigues)

Mais de 6 milhões de foliões devem vir para o Carnaval do Rio de Janeiro. A expectativa que a festa supere o número de turistas dos anos anteriores. O prefeito Marcelo Crivella disse que a cidade vai estar em festa e a prefeitura está pronta para isso.

Cerca de 1 milhão e 500 mil turistas estrangeiros devem chegar a cidade. A ocupação hoteleira na cidade deve chegar aos 90%, segundo estimativa da RioTur. A economia da cidade vai movimentar 3 bilhões e meio de reais. Em 2018, a captação de patrocínio bateu recorde. Serão 38 milhões e meio de reais vindos de várias marcas privadas.

Este ano, apenas os blocos mais tradicionais vão desfilar em Copacabana, na Zona Sul, os considerados megablocos vão desfilar na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.

Outra novidade este ano é a Arena Carnaval, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O espaço vai funcionar no Parque dos Atletas com duas atrações por dia das 9h às 16h. São esperadas 40 mil pessoas.

A prefeitura pediu apoio do Governo Federal para que as tropas militares atuem durante os dias de folia. Pela primeira, 3 mil 375 agentes de segurança privada vão atuar no Carnaval. Segundo a prefeitura, os recursos para a contratação vieram da iniciativa privada.

BLOCOS

O carnaval de rua vai ter 600 desfiles. Ao todo 464 blocos vão participar da festa. Número maior que no ano passado.  Na Zona Sul, serão 129 blocos, outros 101 vão desfilar pelo Centro da Cidade.

Na Zona Norte, 99 blocos são esperados, outros 38 vão desfilar na Barra da Tijuca e mais 45 ao longo do resto do espaço da Zona Oeste.

Segundo a RioTur, 28 blocos vão desfilar pela primeira vez.

No Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio, será montado um palco para receber famílias durante o Carnaval. O espaço vai funcionar de sábado até terça com programação voltada às crianças.

MARQUÊS DE SAPUCAÍ + INTENDENTE

Na Marquês de Sapucaí, são esperadas 500 mil pessoas durante os 5 dias de desfiles. Na Intendente Magalhães mais 200 mil pessoas devem participar dos desfiles durante os 5 dias de festa.

Este ano, o espaço vai receber melhorias. Serão colocadas grandes parecidas na entrada do sambódromo como já acontece na Avenida Presidente Vargas. Foram investidos 3 milhões e meio de reais.