Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 9 de março de 2018 - 11h10

O Espalhe o Bem: Projeto ensina música a crianças carentes

Que tal se envolver nessa ideia e contribuir para mudar a história de alguém?
Cerca de 50 crianças são beneficiadas pela instituição / (Foto: Divulgação) Cerca de 50 crianças são beneficiadas pela instituição (Foto: Divulgação)

A música é um instrumento de inserção social poderoso. E é com o auxílio dele que o projeto Harmonicanto ajuda crianças em situação de vulnerabilidade social da favela do Cantagalo, em Ipanema, a construir um futuro melhor. A fundadora da instituição, Cássia Oliveira, conta como foi o início dessa história.

"O Harmonicanto surgiu quando eu já estava na comunidade desde 1999 dando aula de música, o projeto no qual eu trabalhava acabou e eu não quis ir embora. Então, com familiares, com voluntários, eu decidi ficar, aluguei os quartos no meu apartamento na Tijuca, me transferi de vez para a comunidade e o projeto foi crescendo”, diz Cássia.

Além da parte musical, a ONG possui aulas de reforço escolar, biblioteca comunitária e uma horta. Ao longo de 12 anos de existência, mais de 900 crianças já foram atendidas, de acordo com dados do próprio projeto. 99% delas completaram o ensino médio. O coral do Harmonicanto já soma mais de 300 apresentações em seu currículo.

Atualmente, a instituição investe R$ 200,00 por mês em cada uma das 50 crianças beneficiadas. A diretora pedagógica Rosana Mendes fala o quão importante é ter investidores.

"Os sócios são muito importantes para dar estrutura, qualidade nos serviços, segurança para gente, estabilidade. Ajuda a manter o contador que a gente precisa, a assistente social”, afirma Rosana.

Durante o mês de março, o Harmonicanto é o projeto abraçado pelo Espalhe o Bem. Essa é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, que todo mês presta solidariedade a uma instituição de caridade e ajuda arrecadar donativos. O evento acontece dia 24, na Praça Almirante Julio de Noronha, no Leme. Que tal se envolver nessa ideia e contribuir para mudar a história de alguém?

As principais necessidades da ONG são materiais de limpeza e pedagógicos, alimentos para lanches, bebedouro de água potável, tinta para pintar o espaço e brinquedos. Confira a lista completa.