Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 3 de maio de 2017 - 20h57

Governo regulamenta política de Dados Abertos

Informações como receitas públicas, emprego e renda, educação e indicadores sociais foram disponibilizados pelo Piratini
Sartori assinou o decreto que regulamenta a Política de Dados Abertos no Estado / Luiz Chaves/Palácio Piratini Sartori assinou o decreto que regulamenta a Política de Dados Abertos no Estado Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori assinou um decreto que regulamenta a Política de Dados Abertos no Estado, de acordo com Lei Federal. O Piratini ainda relançou o Portal Dados Abertos RS, com mais de mil conjuntos de dados publicados. Os Dados Abertos são informações públicas produzidas pelas instituições estatais e disponíveis em formato aberto para que todos os cidadãos tenham acesso e possam reproduzi-los livremente. Entre as informações que poderão ser acessadas nesta nova versão do portal estão dados disponibilizados pela Fundação de Economia e Estatística relativos a receitas públicas, emprego e renda, educação, indicadores sociais, segurança e saneamento, entre outros.

 

“Sendo de natureza pública, esses dados poderiam ser disponibilizados com um pedido de acesso a informação. Esse novo formato é ativo e vêm em formato bruto, o que aumenta a transparência”, ressaltou a  pesquisadora da FEE, Ana Júlia Possamai.

 

O secretário de comunicação do estado, Cleber Benvegnú, explica que nem todas as informações do estado serão disponibilizadas nesse primeiro momento. “O primeiro passo é disponibilizar no processo judicial o que tratava desse assunto, agora estamos estudando o que está dentro do sigilo fiscal ou não para disponibilizar os demais dados gradativamente”, completou.

 

Ainda não há prazo para a disponibilização total dos dados, mas segundo o governo do estado, a intenção é que isso ocorra ainda nesse ano.