Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 11 de outubro de 2017 - 19h07

App auxilia na localização de veículos com irregularidades

Porto Alegre registra média mensal de 20 veículos localizados com alguma regularidade; Sistema elaborado pela Prefeitura e auxílio da população contribuem para o índice
Denúncias feitas pelo aplicativo #EuFaçoPoa também geram alertas para o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico / Joel Vargas/PMPA Denúncias feitas pelo aplicativo #EuFaçoPoa também geram alertas para o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico Joel Vargas/PMPA

Em sete meses de operação, o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico já localizou 140 veículos – que haviam sido roubados, furtados ou clonados em Porto Alegre.

 

O programa, desenvolvido pela Procempa, conta com o monitoramento em tempo real de pontos estratégicos da Capital. Desta forma, são emitidos alertas a cada roubo ou furto de veículos nestes pontos.

 

As placas são identificadas a partir de uma base de dados, cedida pelo DETRAN. “As câmeras de monitoramento leem a placa do carro, submetem essa leitura nos dados do DETRAN e retornam o alerta caso exista algum tipo de irregularidade. Existe um pessoal de triagem que faz a verificação desta informação”, explica o chefe da divisão de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Tenente Coronel Adenir Brito.

 

Além disso, as denúncias feitas pelo aplicativo #EuFaçoPoa também geram alertas para o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico. Segundo Brito, a participação do cidadão nas questões relacionadas à segurança pública é fundamental para o funcionamento do cercamento eletrônico. “É um recurso que foi colocado à disposição do cidadão, fazendo com que ele participe ativamente. A medida que o pessoal têm participado, tem aumentado a demanda”, diz ele.

 

O aplicativo #EuFaçoPOA pode ser baixado gratuitamente, e está disponível em dispositivos Android e iOS.