Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 14 de novembro de 2017 - 17h31

Projeto de apoio educacional não recebe repasses desde maio

Projeto de apoio educacional para crianças do extremo-sul da capital não recebe repasses do Funcriança desde maio. Os valores são oriundos de doações de parte do imposto de renda dos portoalegrenses.

Os valores do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não tem sido repassados para o núcleo comunitário e cultural Belém Novo, no extremo sul de Porto Alegre.

 

Os valores do Funcriança, projeto que objetiva financiar programas voltados ao público infantil e infantojuvenil, não são depositados desde maio, como ressalta o diretor administrativo da instituição, Carlos Augusto Medina.

 

“Este dinheiro não é da Prefeitura, e sim da pessoa que destina seus 6% do imposto de renda para doações. Este valor não nos é repassado desde maio”, explica Medina.

 

Esses valores são resultados de doações de parte do Imposto de Renda dos portoalegrenses. O contribuinte pode destinar até seis por cento do imposto para alguma instituição que tenha esta pauta, de defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

 

Entre outros projetos, o núcleo comunitário e cultural Belém Novo, promove um contraturno para estudantes da região: “Nós chamamos esse projeto de Apoio Educacional, que é um reforço de contraturno. Como na nossa região é muito distante, as crianças têm um micro-ônibus que as busca na escola de origem e as traz para este projeto. São oferecidas aulas de português, matemática e iniciação à informática”, conta.

 

O repasse do Fundo Municipal era de responsabilidade da extinta Secretaria Municipal de Governança Local, englobada atualmente pela Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política.

 

O responsável pela pasta, vice-prefeito Gustavo Paim, foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem. Em 2016, mais de dez milhões de reais foram encaminhados para instituições desse tipo através do Funcriança.