Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 13h40

Hospital Regional faz debates sobre obesidade

Fortemente atrelada como fator de risco de diversas doenças, principalmente cardiovasculares, a Obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura do corpo, que acarreta em prejuízos à saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, são mais de 600 milhões de pessoas afetadas no mundo, 30 milhões somente no Brasil.

 

As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2015 são ainda mais alarmantes: 700 milhões de obesos no planeta e 2,3 bilhões de pessoas com sobrepeso. Com base nessa preocupação, o Hospital Regional do Vale do Paraíba traz, nesta quinta-feira, a palestra “Obesidade: Prevenção e Tratamento”, com o Cirurgião do Aparelho Digestivo, Dr. José Estéfano de Oliveira.

 

O especialista irá abordar as causas da obesidade, síndrome metabólica e o tratamento cirúrgico da obesidade, com a cirurgia bariátrica e metabólica. A termologia ganhou força pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento da obesidade, pelo agravamento de outras comorbidades, como diabetes e hipertensão.

 

Trata-se de um trabalho preventivo do Programa Saúde na Comunidade, do Instituto de Ensino e Pesquisa do HR. O IEP reúne debates sobre assuntos que preocupam a população, mostrando alternativas para lidar com algumas doenças, promover uma evolução saudável e, principalmente, mudança de maus hábitos.

 

A palestra, que também contará com a presença do nutricionista Gelson Fernando Batista, terá depoimentos de pacientes que já passaram pelo tratamento, bem como a discussão das estratégias para a boa alimentação.

 

O evento começa às 17h no Salão Nobre do Hospital Regional. A entrada é gratuita. O Hospital Regional fica à Av. Tiradentes, 280 – Centro. Telefone para informações: (12) 3634-2013 ou através do site www.hospitalregional.org.br.