Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 23 de março de 2017 - 11h14

Ubatuba sedia reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas

Cachoeira do Ipiranguinha /  Israel Ubatuba Cachoeira do Ipiranguinha Israel Ubatuba

A primeira reunião plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) acontece na próxima sexta-feira, 24, e reunirá os prefeitos dos quatro municípios e demais autoridades que integram esse colegiado.

 

 

A pauta do encontro inclui a posse dos novos representantes do CBH-LN e a eleição da coordenação para o biênio 2017-2019.

 

 

A reunião acontece a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, que fica na av. Plinio de França, 378, no Saco da Ribeira.

 

 

 

Saiba mais

 

Criado em 2 de agosto de 1997, o CBH-LN responde pela gestão dos recursos hídricos da região compreendida pelos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Eles estão agrupados em 34 bacias hidrográficas com rios de vertente que nascem na Serra do Mar, drenando rapidamente para as praias. O CBH é responsável também pela gestão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

 

 

A atuação no CBH é feita de maneira integrada entre a sociedade civil, o governo estadual e os municípios. O comitê possui três câmaras técnicas – de Saneamento (CT-SAN), de Educação Ambiental (CTEA) e de Planejamento e Assuntos Institucionais (CT-PAI) - além de quatro grupos de trabalho: Cobrança Pelo Uso da Água (GT-COB), Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (GT-SAFs), Comunidades Isoladas e Segurança da Água.

 

 

Representantes de diferentes órgãos de nível municipal podem integrar as câmaras e grupo de trabalho, como as secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outras.