Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 11 de abril de 2017 - 11h00

Primeira captação de córneas é feita nesta segunda-feira

As córneas são enviadas sob refrigeração para um laboratório em Tatuapé, em São Paulo. / Charles de Moura/ PMSJC As córneas são enviadas sob refrigeração para um laboratório em Tatuapé, em São Paulo. Charles de Moura/ PMSJC

A equipe do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) realizou a primeira captação de córneas nesta segunda-feira (10), no Complexo Funerário de São José dos Campos. O doador é um homem de 64 anos.

 

 

A bióloga e técnica do BOS, Edna Pereira dos Santos, disse que teve uma surpresa positiva, já que foi o primeiro dia de abordagem para a doação. “A autorização foi feita pela filha, cujo pai manifestou em vida o desejo de ser doador. Com uma cultura a favor fica mais fácil conseguir a aprovação”, explica. Em Campinas, onde o BOS também atua, a média é de 80 doações por mês.

 

 

Afilha, Cristine Vasconcelos Souza, disse que se sente bem em saber que outra pessoa poderá voltar a enxergar com sua atitude e também em atender à vontade do pai.

 

 

Para a captação, é preciso que um membro da família assine a autorização. As córneas são enviadas sob refrigeração para um laboratório em Tatuapé, em São Paulo.

 

 

O procedimento de captação das córneas pode ser feito no período de 12 horas (temperatura ambiente) a 24 horas (sob refrigeração) após o falecimento. Depois de captada, a córnea é processada em laboratório e pode ficar armazenada por 15 dias. Por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais.

 

 

Com a iniciativa, São José dos Campos passa a ser referência para os 39 municípios da região não só para transplantes, mas também para captação de córneas, beneficiando um número maior de pacientes que necessitam do transplante para voltar a enxergar.

 

 

Atualmente, o Próvisão realiza em torno de 12 cirurgias por mês. Há uma lista de 138 pacientes, inclusive de outras cidades, esperando para fazer o transplante. O controle da fila de doação é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

 

 

 

Campanha

 

 

As entidades envolvidas, com apoio da Prefeitura, vão realizar campanha de conscientização sobre a doação de córneas no período de 15 de abril a 20 de maio, no Vale Sul Shopping. Durante a campanha, serão oferecidos cartões de doador aos interessados.