Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 17 de maio de 2017 - 10h13

Oficina de horta resgata autoestima de famílias em São José

Além de conhecer ervas, temperos e verduras, o grupo aprendeu técnicas para produzir e cultivar alimentos saudáveis / Prefeitura de São José dos Campos Além de conhecer ervas, temperos e verduras, o grupo aprendeu técnicas para produzir e cultivar alimentos saudáveis Prefeitura de São José dos Campos

Ervas, temperos e verduras foram apresentados a um grupo de 15 pessoas frequentadoras da oficina socioeducativa, desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Prefeitura de São José dos Campos (Creas Medidas).

 

O Creas Medidas é uma unidade ligada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, responsável pela orientação e apoio continuado aos indivíduos e famílias com direitos violados.

 

Com o tema Hortas Urbanas, a atividade visa incentivar as pessoas a conhecer as técnicas para produzir alimentos saudáveis e construir uma horta em casa, objetivando inclusive meios para geração de renda da família. Além disso, estimula a autoestima dos familiares, resgatando a cidadania.

 

Francine considera a oficina uma terapia. “Comecei a participar das oficinas por intermédio do meu filho, que cumpria medida socioeducativa no Creas. Agora que ele concluiu a medida em janeiro, continuo participando para adquirir mais conhecimento e convívio com outras mães”, disse.

 

“Gosto muito de hortas, tenho uma em casa e hoje vim conhecer novas técnicas para usar na minha”, afirmou Vera.

 

Para Elaine, a oficina é uma forma de ressocialização. “Meu interesse pela oficina se deu para evitar que ficasse em casa. Antes por conta do problema do meu filho, vivia aprisionada em casa e, com a oficina, passei a ter mais contato com as pessoas, dividir as angústias e as alegrias”, ressaltou.

 

Todos os nomes citados neste texto são fictícios para preservar a identidade das mães.

 

Atualmente o Centro de Referência Especializado de Assistência Social atende, em média, 300 jovens que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. A unidade está localizada na Rua Sebastião Humel, 523, Centro.