Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 14 de julho de 2017 - 11h00

Merenda Escolar é abastecida com três toneladas de alimentos

Merenda Escolar é abastecida com três toneladas de alimentos de produtores locais por semana / Prefeitura de São Sebastião Merenda Escolar é abastecida com três toneladas de alimentos de produtores locais por semana Prefeitura de São Sebastião

Um grupo de 16 agricultores da cidade está abastecendo unidades escolares com aproximadamente três toneladas de produtos entre legumes, frutas e hortaliças.

 

A medida, que faz parte do programa de agricultura familiar, tem como objetivo garantir produtos mais frescos, com maior teor nutricional e menor carga de agrotóxicos.

 

Agricultura Familiar

 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar se refere a toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja gestão e mão de obra sejam majoritariamente provenientes do núcleo familiar. Ao contrário da ideia simplista que associa a agricultura familiar à produção de subsistência, ela é responsável hoje por 80% de toda produção mundial de alimentos.

 

A ONU também informou que além de favorecer a adoção de práticas produtivas mais sustentáveis graças à diversificação do cultivo, ao uso consciente do solo e à preservação do patrimônio genético das culturas, a agricultura familiar traz ainda vantagens para o país e para o produtor rural. O amplo consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar no Brasil favorece a produção familiar na medida em que os mercados locais se tornam opções viáveis para o produtor rural.

 

Além de sustentar políticas de combate à fome, a agricultura familiar contribui para o crescimento econômico e para a geração de emprego especialmente no campo, influenciando diretamente no combate ao êxodo rural e, com isso, para a qualidade de vida nos centros urbanos.