Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 3 de outubro de 2017 - 12h47

Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras acontece em São José

O Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara Municipal acontecerá nesta quarta-feira, 09/10, às 9h.


O objetivo do evento é oferecer ao público, especialmente aos jovens estudantes, informações e experiências que estimulem o empreendedorismo como opção de futuro.


O evento terá a participação do ex-prefeito Emanuel Fernandes, da ex-nadadora olímpica e empresária Fabíola Molina e do gerente do Sebrae de São José, Rodrigo Matos do Carmo.


O tema da palestra de Emanuel Fernandes será “A experiência empreendedora de São José dos Campos”. O ex-prefeito de São José, criou a Feira do Jovem Empreendedor Joseense e implantou programas que destacaram a cidade como empreendedora. Formado em engenharia aeronáutica pelo ITA, o ex-prefeito foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, secretário estadual de Habitação e de Planejamento.


A ex-nadadora olímpica Fabíola Molina falará sobre a sua experiência profissional como empresária. Em 2004, ela fundou uma empresa de voltada ao ramo da moda praia e esportiva, com uma linha de produtos para treino e competição diferenciada com peças coloridas e estampadas. Hoje os produtos são comercializados em todo o Brasil e em 50 países. A marca da empresária foi licenciada para as Olimpíadas Rio 2016.


A última palestra será com o gerente da unidade do Sebrae de São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, com o tema “Empreendedorismo como opção de carreira”. Matos é administrador de empresas e há 13 anos atua como gerente regional no Sebrae. Trabalhou nas regionais de Barretos, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto. A unidade de São José é uma das maiores do interior do Estado. Atende 18 municípios e faz em média 50 mil atendimentos por ano. 


Após as apresentações, o público poderá fazer perguntas para os palestrantes e haverá sorteios de brindes. O evento é gratuito e não é preciso realizar inscrições.


 

O fórum focará em aspectos como inovação, educação empreendedora, profissionalização, dificuldades e desafios comuns na trajetória de um empreendedor. Além disso, o evento é realizado em comemoração ao Dia Municipal do Empreendedor, 05/10, que desde 2014 faz parte do calendário oficial das festas e comemorações de São José.