Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 9 de outubro de 2017 - 11h07

Papa Francisco presenteia Santuário com Rosa de Ouro

Rosa de Ouro é entregue em Jubileu dos 300 anos de aparecimento de Nossa Senhora / Divulgação Rosa de Ouro é entregue em Jubileu dos 300 anos de aparecimento de Nossa Senhora Divulgação

O Santuário Nacional receberá a sua terceira Rosa de Ouro, enviada pelo Papa Francisco como expressão de amor por Nossa Senhora Aparecia nesta segunda-feira, dia 09 de setembro.

 

O presente será entregue pelo cardeal Giovanni Batista, representante de Francisco no Jubileu de Nossa Senhora. A cerimônia de recepção da Rosa acontecerá durante o último dia da novena, ás 19h.

 

Durante a novena de sábado à noite, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, anunciou oficialmente que a basílica receberia a Rosa do Papa, que destacou a importância espiritual do presente.

 

O artefato é pequeno em tamanho, mas carrega grande história milenar. A primeira referência a ele foi encontrada em documentos de 1049, emitido pelo Papa Leão IX. Esses ornamentos preciosos são abençoados no quarto domingo da Quaresma, quando a liturgia da Igreja Católica recorda a alegria. Após reforma litúrgica pelo Concílio Vaticano II, o rito passou a ser mais simples e a entrega mais rara.

 

As duas primeiras Rosas de Ouro entregues à Aparecida foram por Paulo VI, em 1967 e Bento XVI, em 2007. Amas estão conservadas no Museu Nossa Senhora Aparecida, na Torre do Santuário e podem ser visitadas pelo público.