Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 20h17

Copom reduz taxa básica de juros para 9%

Por unanimidade, os integrantes do comitê reduziram a Selic em mais 0,75%

 

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central repetiu nesta quarta-feira a dosagem de 0,75 ponto percentual aplicada em março e reduziu, por unanimidade, sem viés, a Selic (taxa básica de juros) de 9,75% para 9% ao ano.

Na ata da reunião anterior do colegiado de diretores do BC (Banco Central), a redução de 0,75 pp já havia sido sinalizada. A maioria dos analistas financeiros também manifestou a expectativa no boletim Focus, divulgado na última segunda-feira, pela autoridade monetária.

Foi a sexta redução consecutiva na taxa básica de juros desde o final de agosto do ano passado, quando a Selic estava em 12,5% e o Copom cortou 0,5 pp, dando início ao processo de afrouxamento da política monetária. A decisão dividiu a diretoria do BC à época e surpreendeu a maioria dos analistas financeiros, que apostavam na manutenção dos juros de então, depois de cinco altas, a partir de janeiro de 2011, quando a Selic estava em 10,75%.

Agora, o mercado trabalha com a expectativa de que o BC mantenha a Selic estável pelo resto do ano, do modo a avaliar os efeitos dos juros mais baixos em um ambiente sem pressões inflacionárias, apesar das preocupações com a crise econômica internacional. A leitura mais aprofundada do cenário econômico interno e externo, no entanto, só será conhecida com a divulgação da ata da reunião de hoje na próxima quinta-feira (26).