Tamanho de fonte
Atualizado em sábado, 11 de março de 2017 - 09h48

Dia do Consumidor promete promoções especiais

Saiba como aproveitar as ofertas em 15 de março sem cair em ciladas
Data foi comemorada pela primeira vez em 1983 / Tânia Rêgo/Agência Brasil Data foi comemorada pela primeira vez em 1983 Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Dia do Consumidor será comemorado na próxima quarta-feira, dia 15 de março, e a data promete várias ofertas. O dia foi inicialmente implementado para lembrar aos consumidores os seus direitos, mas tem ganhado força nos últimos anos e se tornado uma data sazonal no calendário nacional de compras.

A data foi comemorada, pela primeira vez, em 15 de março de 1983, e foi escolhida em razão do discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy afirmou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

Leia também: Pelo menos 60% dos consumidores querem cortar gastos em março

Neste mês, lojas devem lançar promoções exclusivas com descontos especiais em grande parte dos produtos por todo o Brasil. Mas, assim como na Black Friday, consumidores que querem aproveitar as promoções devem ficar atentos para não cair em armadilhas. Siga abaixo algumas recomendações para conseguir os melhores descontos.

1. Evite fazer as compras de forma apressada
Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados descritos na embalagem. Mas, se depois da compra o produto apresentar algum defeito, o consumidor tem direito a reclamar. Segundo o Procon-SP, no caso de defeitos visíveis, os prazos são de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, cabeleireiro, etc.) e de 90 para duráveis (sapatos e eletrodomésticos, por exemplo) após o recebimento da mercadoria.


2. Planeje-se
Faça uma lista com tudo o que pretende comprar. Quanto mais organizado for, menos você se perde em meio à grande quantidade de ofertas. Alguns aplicativos podem te ajudar a fazer esta lista, como o GuiaBolso e o Finance.

3. Programa de fidelidade
Cadastre-se nos programas de fidelidade e consiga descontos ainda melhores. Eles costumam oferecer preços mais em conta.

4. Pague à vista
Quanto ao pagamento, é sempre bom perguntar quais são as opções oferecidas pela loja e compará-las com seus recursos financeiros. De acordo com o Procon-SP, a melhor opção é o pagamento à vista, pois existe a possibilidade de barganhar descontos e não compromete o orçamento dos próximos meses.

5. Exija nota fiscal
A nota fiscal é um direito seu e sua maior garantia. Não deixe de exigi-la. Afinal é o documento que comprova que você comprou um produto ou contratou um serviço.

Você viu? Vagas de emprego devem crescer 30% em março