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Atualizado em quarta-feira, 12 de abril de 2017 - 14h28

Páscoa será mais cara para o consumidor em 2017

Levantamento mostra alta nos produtos mais consumidos
Ovos de páscoa e pescados estão na lista dos que sofreram aumento em relação ao ano anterior / Maurício Camargo/Estadão Conteúdo Ovos de páscoa e pescados estão na lista dos que sofreram aumento em relação ao ano anterior Maurício Camargo/Estadão Conteúdo

A páscoa deste ano será mais cara para o consumidor em relação a 2016. É o que aponta o levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Embora a inflação siga em patamares mais amenos, com um total de 4,57% no acumulado dos últimos 12 meses, os preços dos itens mais buscados na data como chocolates e pescados, subiram.

Os chocolates em barra e bombons tiveram um aumento de cerca de 12,6% em um ano, o que não deve impulsionar de forma significativa a venda dos ovos de Páscoa, já que seus preços em quilo costumam superar muito o preço de uma mesma quantidade de chocolate em barra.

Já os pescados estão 9,28% mais caros, em média, em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada com base nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entretanto, a Fecomercio ressalta que alguns itens, que foram vilões da ceia de Páscoa no passado, como a cebola e a batata inglesa, por exemplo, registraram quedas de 51,15% e 42,14% respectivamente.

Além dos chocolates e pescados, bebidas alcoólicas, com exceção das cervejas, e os ovos de galinha integram a lista de produtos consumidos na Páscoa que sofreram aumento de preços  nos últimos doze meses.

A entidade acredita que, embora a estimativa seja de contratação de 2 mil funcionários temporários para o varejo, a Páscoa tende a gerar pouco efeito para as vendas do comércio.

Veja:
Aprenda a fazer ovos de Páscoa de colher