Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 17 de maio de 2017 - 18h21

Estudantes já podem baixar o aplicativo do Enem

Entre as novidades estão os espelhos de redação no app
O aplicativo mostra informações do candidato antes e depois do exame / Marcello Casal Jr/Agência Brasil O aplicativo mostra informações do candidato antes e depois do exame Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está disponível a partir desta quarta-feira (17) para download. Por segurança o usuário deve confirmar se o nome do desenvolvedor é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Disponibilizado pela primeira vez no ano passado, desta vez o aplicativo terá uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral, permitindo que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.

O aplicativo disponibiliza informações tanto antes do exame, com dados da situação da inscrição, cronograma, locais de provas e o Cartão de Confirmação, quanto após o exame, com o gabarito, o resultado individual e o espelho da redação.

A função Alerta permite ao usuário selecionar informações sobre as quais deseja ser notificado quando ocorrerem atualizações no cronograma. Também é possível fazer um checklist das ações concluídas durante as etapas do exame, facilitando o acompanhamento de pendências. No Mural de Avisos, o participante pode acessar comunicados oficiais do Inep. A seção Perguntas Frequentes ajuda a esclarecer dúvidas.

Após a instalação do app no celular ou tablet, o participante deve inserir o CPF e a senha cadastrada no Sistema de Inscrição do Enem. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS.

Inscrições

As inscrições terminam nessa sexta-feira (19), pelo site do exame. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. As inscrições gratuitas para alunos de baixa renda estão condicionadas à validação do CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais.

Veja também:
Dicas importantes para se dar bem na redação do Enem