band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em domingo, 16 de outubro de 2011 - 18h28

Vai prestar o Enem? Veja dicas de geografia

Professor dá dicas específicas para a prova de geografia; veja aqui no Portal da Band dicas durante toda a semana

O Portal da Band traz neste domingo uma relação de dicas sobre geografia para quem vai prestar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo final de semana, dias 22 e 23 de outubro. Ao longo de toda a semana, confira aqui no portal dicas específicas para cada disciplina.

Segundo o professor Gonzalo, coordenador de Geografia e Atualidades do Colégio e Curso Intellectus e autor do livro "América para os Latinos - Uma Visão Latina das Américas no Século XXI", “o ‘novo Enem’, surgido em 2008, promoveu um novo delineamento da abordagem em relação ao exame aplicado entre 1998 e 2008. Adquiriu maior importância à matriz de habilidades e conjunto de conteúdos associados”.


Vai prestar o Enem? Veja dicas para a redação
Vai prestar o Enem? Veja dicas para a prova de fisica
Fazer provas antigas ajuda candidato que vai prestar o Enem

 

Ainda de acordo com o professor, que faz parte do grupo de especialistas do portal Descomplica, “com relação à Geografia (Ciências Humanas), merecem destaque as questões elaboradas tendo como conteúdo temas atuais”. Porém, “a questão não exigirá apenas o conteúdo em si, mas a capacidade do concursando em interpretá-lo [a partir de um gráfico, uma tabela ou figura], relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto”, explica.

Para ele, a melhor forma de superar o desafio é a prática dos conteúdos tradicionais com uma abordagem interdisciplinar de raciocínio para utilização prática do mesmo em questões de temática atual.

Veja uma seleção de dicas sobre a prova de geografia:

- O candidato deve ter a capacidade de raciocínio e interpretação de mundo e dos fenômenos que o circundam. Por isso, trata-se de uma prova de Ciências Humanas e não somente Geografia, História, Sociologia ou Filosofia.

- O estudo para o Enem deve levar em consideração assuntos genericamente englobados como “Atualidades”, “Cotidiano”, “Economia”, “Políticas”, “Cultura” entre outros.

1) Questões Ambientais. Políticas, Impactos e Sustentabilidade. Estude a evolução do movimento ambiental (ECO-92, Kyoto etc.), os fenômenos ambientais (Efeito Estufa, Ozônio, Chuva Ácida etc.) e políticas de reciclagem e conscientização ambiental (Desenvolvimento Sustentável). Atenção especial para a proposta do “Novo Código Florestal Brasileiro” e para devastação da Amazônia, do Cerrado e biomas brasileiros.

2) Recursos Energéticos e Políticas Alternativas. Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção para Biodiesel e Álcool). Estude o uso de Petróleo e suas questões geopolíticas. Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará), bem como padrões de consumo energético regional e políticas públicas, como incentivos e adoção do horário de verão.

3) Recursos Hídricos e Paisagens Naturais. Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e Aquífero Guarani. Saiba a relação clima x recursos hídricos e ciclo hidrológico.

4) As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais. Estude os processos de modernização industrial, as relações de trabalho, a pirâmide populacional e composição sociocultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações etc.).

5) Questões Agrárias, Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais. Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e modernização conservadora no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.



Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros