band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em sábado, 2 de junho de 2012 - 09h05

TOP 10: prováveis temas da redação do Enem

Portal reúne os temas que podem cair na edição 2012 do exame; fique antenado
Mercadante anunciou mudanças na correção da redação do Enem deste ano / Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Mercadante anunciou mudanças na correção da redação do Enem deste ano Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi tema de muita discussão no exame de 2011. Para este ano, o MEC (Ministério da Educação) anunciou mudanças na correção da prova. 

Segundo o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a redação do Enem vale 1.000 pontos e cada texto é lido por dois corretores, que atribuem a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item vale 200 pontos. Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências.

Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três professores, que fará a correção presencial. O manual do aluno do Enem deste ano trará exemplos de redações consideradas de excelência e o detalhamento da metodologia de correção e do que os avaliadores esperam que o estudante desenvolva em cada competência. Esse material estará disponível a partir de julho.

Veja o passo a passo para se inscrever no Enem

Confira o cronograma completo do Enem

Confira as universidades que aceitarão o Enem 2012 como vestibular 

Especialista dá dicas para ir bem no Enem
  

Assim como nos anos anteriores, o edital do Enem não permitirá que os alunos recorram da nota obtida. Por isso é utilizada a metodologia do terceiro corretor em caso de discrepância. No ano passado, vários alunos entraram na Justiça pedindo revisão da correção e alguns conseguiram mudar a nota. A Justiça chegou a determinar que todos os estudantes tivessem acesso à cópia da redação e que pudessem ter direito ao recurso, mas a liminar foi posteriormente cassada.

TOP 10

Portanto, é importante que o estudante se prepare bem para estar preparado na hora de fazer a redação do Enem 2012. O portal Universia Brasil realizou uma pesquisa e encontrou dez dos temas que podem cair na prova: 

1- As Questões Ambientais

2- Bullying

3- Violência nas Escolas

4- A Violência no Trânsito

5- Participação Política

6- Álcool X Trânsito

7- Desarmamento

8- Desigualdade Social

9- Esporte como fator de inclusão social

10- Comportamento jovem nas mídias sociais 



Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros