Inep inicia inscrições para o Enem

Prazo termina no dia 15 de julho; novidade este ano é a mudança no sistema de correção das redações

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 foram iniciadas às 10h desta segunda-feira. O prazo para cadastramento no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) termina no dia 15 de julho e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. 

De acordo com o edital da prova, publicado na sexta-feira, a taxa para fazer o exame será de R$ 35. O valor pode ser pago por boleto bancário até 20 de junho. Alunos de escolas públicas e de baixa renda são isentos. A novidade este ano é a mudança no sistema de correção das redações. No exame passado, após uma série de polêmicas, vários alunos conseguiram mudar a nota final.

A partir desta edição, os candidatos terão acesso às redações corrigidas, mas não poderão recorrer da nota obtida. A redação valerá mil pontos e cada texto será lido por dois corretores. Eles atribuirão a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o uso da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão do tema proposto. Cada item valerá 200 pontos. 

No ano passado, era preciso uma diferença acima de 300 pontos entre cada avaliador para que um terceiro fosse chamado. Agora, basta uma diferença de 200 pontos. A previsão do Inep é de que seis milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Em 2011, foram 5,4 milhões de inscritos. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as mudanças foram feitas para reduzir os riscos de fraude. Segundo ele, no entanto, o novo sistema de correção vai aumentar os custos do exame. O número de responsáveis pela correção das provas vai subir de três mil para 4,2 mil – um aumento de 40%.

Compartilhar

Deixe seu comentário