Datafolha: Com 29%, Doria lidera disputa pelo governo de SP

Ex-prefeito se mantem à frente do presidente da Fiesp (20%), do atual governador paulista (8%) e de Marinho (7%)

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera a corrida pelo governo do Estado, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira (16). Doria tem 29% das intenções de voto, à frente do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (MDB), com 20%; do governador de São Paulo, Márcio França (PSB), com 8%; e do ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), com 7%.

O Datafolha testou um cenário sem Skaf na disputa, o qual Doria, com 36%, também lidera. Nesse caso, França aparece com 10%, e Marinho com 9%.

Doria e Skaf também estão à frente em termos de rejeição - 34% do eleitorado afirmou não votar "de jeito nenhum" no presidente da Fiesp. No ex-prefeito de SP, o índice é de 33%. Marinho tem 27% e França, 22%. Na capital paulista, a rejeição de Doria chega a 49% do eleitorado.

Recorde de reprovação

Apesar de liderar a corrida ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) deixou a Prefeitura do Estado com recorde de reprovação. De acordo com a pesquisa do Datafolha, dois a cada três moradores da cidade rejeitaram a saída do Executivo municipal - em apenas um ano e três meses de mandato - para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Após a renúncia de Doria, ainda de acordo com o levantamento, 47% dos paulistanos consideram a administração do ex-prefeito ruim ou péssima. Na pesquisa realizada em novembro, o índice era de 39%. Em contrapartida, a parcela do eleitorado que classifica a gestão como ótima ou boa caiu onze pontos porcentuais, de 29% para 18% - a menor taxa de um tucano na Prefeitura desde 2007.

A pesquisa do Datafolha ouviu 1.954 eleitores em 68 municípios paulistas, entre os dias 11 e 13 de abril. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisda foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número SP 04706/2018.

Compartilhar

Deixe seu comentário