Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 9 de março de 2017 - 09h27

Canadá: após erro, cidade distribui água cor-de-rosa

Prefeitura de Onoway, em Alberta, afirmou que a mudança na cor da água foi um efeito colateral comum no tratamento químico; moradores reclamam

Os moradores da cidade de Onoway, em Alberta, no Canadá, se depararam com uma situação inusitada ao abrir as torneiras na última segunda-feira. Após um erro no tratamento químico, a coloração da água foi alterada para cor-de-rosa.

A população chegou a reclamar com as autoridades. No entanto, a prefeitura da cidade emitiu um pedido de desculpas na noite desta terça-feira e afirmou que a mudança na cor da água foi um efeito colateral comum no tratamento químico com permanganato de potássio, feito antes de liberar a água para o consumo.

Você viu? Ilha 'recebe' cápsulas parecidas com Kinder Ovo


De acordo com o prefeito, Dale Krasnow, a situação não fornecia nenhum tipo de risco à saúde da população, mas admitiu que a administração local poderia "ter feito um trabalho melhor em comunicar o que estava acontecendo".

Internauta registra foto da água no Twitter

Os responsáveis pelo tratamento da água explicaram que o produto químico entrou no reservatório quando uma válvula falhou durante o processo de esvaziamento e lavagem dos filtros. "O reservatório foi drenado, mas alguns dos produtos entraram no sistema de distribuição".


Segundo as autoridades, o permanganato de potássio é usado em processos normais de tratamento para ajudar a remover ferro e magnésio da água.  

"É uma situação com a qual a gente certamente vai aprender. Vamos desenvolver uma estratégia para uma melhor resposta em termos de comunicação se isso ou algo similar acontecer novamente no futuro", afirmou Krasnow.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o elemento pode causar irritação na pele, mas até o momento não houve registro de nenhuma reação ao produto químico. 

No Facebook, moradora da cidade mostra água saindo da torneira