Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 22h15

Entenda o processo eleitoral americano

Candidatos são escolhidos pelos delegados de cada colégio eleitoral
O presidente Barack Obama votou 12 dias antes da eleição. O voto antecipado é permitido nos EUA / AFP PHOTO/Mandel NGAN O presidente Barack Obama votou 12 dias antes da eleição. O voto antecipado é permitido nos EUA AFP PHOTO/Mandel NGAN

As eleições presidenciais americanas acontecem na próxima terça-feira, dia 6 de novembro. O Portal da Band conversou com especialistas para tentar esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre o processo eleitoral no país. 

 

Heni Ozi Cukier, professor de Relações Internacionais da ESPM, explica que o sistema eleitoral americano é um colegiado, ou seja, cada estado é um colégio eleitoral que tem seu peso determinado de acordo com a população. 

 

“Da eleição geral saem representantes do colégio que votam de acordo com o resultado em seu estado. Para se eleger à presidência, o candidato precisa de 270 votos dos delegados” explica Cukier. 

 

Marcelo Fernandes de Oliveira, professor de Relações Internacionais da Unesp, explica que em 47 das 49 federações o partido que ganha mais votos leva todos os delegados do colégio. 

 

“Nos EUA existem múltiplas formas de fazer a eleição, já que os americanos acreditam no maior poder da federação. Por isso, em cada estado a votação pode ser feita de forma diferente. Por exemplo, cada cédula é diferente, podendo ter o nome dos delegados ou dos candidatos à presidência” explica Oliveira. 

 

O voto no país não é obrigatório e por isso existe a possibilidade de votar antes da data oficial e até mesmo por correio. “Já que não existe um feriado para votar e que o país não para por conta das eleições, foram criados mecanismos que facilitam a vida dos eleitores. Quantas pessoas não precisam viajar nas eleições, por exemplo. Eu considero esse processo bem mais democrático” comenta Cukier. 


Calendário eleitoral

Antes das eleições gerais já aconteceram três processos que compõem a corrida à Casa Branca: as Convenções Partidárias, as Eleições Primárias e a Convenção Nacional, que têm como objetivo escolher os candidatos e delegados de cada partido. 

 

Portanto o processo eleitoral americano passa por quatro processos até a escolha do presidente: Convenção Partidária e Eleição Primária, Convenção Nacional, Eleição Geral e Colégio Eleitoral. 

 

A primeira fase, composta pela Conveção Partidária e Eleição Primária, aconteceu no começo deste ano e terminou em julho. Já as Convenções Nacionais que apresentam os candidatos aconteceram em setembro. 

 

Veja nos vídeos divulgados pelo Consulado Americano no Brasil como é a primeira fase do processo: