band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em domingo, 16 de junho de 2013 - 22h38

Rússia comemora voo espacial de uma mulher

Viagem da soviética Valentina Terechkova foi em 1963
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrega flores à cosmonauta soviética Valentina Tereshkova, a primeira mulher a realizar um voo solo espacial. / Mikhail Klimentyev/Ria-Novosti/AFP Photo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrega flores à cosmonauta soviética Valentina Tereshkova, a primeira mulher a realizar um voo solo espacial. Mikhail Klimentyev/Ria-Novosti/AFP Photo

A Rússia comemorou neste domingo, dia 16, o 50º aniversário do primeiro voo espacial de uma mulher cosmonauta, a soviética Valentina Terechkova. Em 16 de junho de 1963, na época com 26 anos, Terechkova decolou do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, a bordo da nave espacial soviética Vostok-6.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, cumprimentou a heroína nacional, hoje com 76 anos. "Desde esse então, muitas coisas mudaram no mundo e em nosso país, mas (...) 'Gaivota' [codinome de Terechkova durante a missão espacial] permanecerá para sempre gravada na História da Rússia e do mundo da aeronáutica", declarou Medvedev em um comunicado.

Terechkova continua sendo até agora a única mulher que realizou um voo solo, sem colega de viagem. Apesar da idade avançada, Terechkova declarou recentemente estar "pronta" para viajar a Marte, mesmo com passagem só de ida.

 

Russa se prepara para missão

 

A cosmonauta russa, Yelena Serova, de 36 anos, está treinando para uma missão de seis meses na Estação Espacial Internacional no segundo semestre de 2014. Em imagens divulgadas por sua família, Yelena aparece no simulador da nave Soyuz TMA, no Centro de Treinamento de Cosmonautas, em Star City, em Moscou.

 

Yelena será a primeira mulher russa a ser enviada para a ISS em 15 anos. Antes dela, apenas outras três russas foram ao espaço na história do país: Elena Kondakova (1997), Svetlana Savitskay (1982) e Valentina Tereshkova (1963).

 

Russas que já foram para o espaço
Yelena Serova (2014), Elena Kondakova (1997), Svetlana Savitskay (1982) e Valentina Tereshkova (1963) - Fotos de arquivo da AFP

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros