band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 5 de março de 2014 - 18h46

Asteroide passa entre a Terra e a Lua

Corpo celeste não provoca danos ao planeta – ele faz parte de classe rara de objetos que chegará mais perto da Terra do que a Lua
Asteroide tem o tamanho de um campo de futebol / Divulgação/Nasa Asteroide tem o tamanho de um campo de futebol Divulgação/Nasa

Um asteroide do tamanho de um campo de futebol passou bem perto da Terra, com um risco quase nulo de provocar algum dano ao planeta, informou a Nasa (Agência Espacial Americana) nesta quarta-feira.

 

Chamado de 2014 DX110, o asteroide faz parte de uma classe rara de objetos que chega mais perto do planeta do que a Lua, e passa colado à Terra. De acordo com previsões, a rocha teria passado por volta de 18h de Brasília.

 

"Assim como acontece cerca de 20 vezes por ano, de acordo com os recursos de detecção disponíveis, um conhecido asteroide passa nesta quarta-feira, com segurança, mais perto da Terra do que a distância entre o planeta e a Lua", declarou a Nasa em seu site.

 

Sua distância mínima em relação à Terra é de cerca de 350 mil quilômetros, um pouco mais perto do que a distância lunar média, de 385 mil quilômetros. Acredita-se que o asteroide tenha 100 metros de diâmetro, ou 30 metros.

 

A Nasa descobriu o objeto como parte de seus esforços de monitoramento de asteroides, chamado de Near-Earth Object Observations Program.

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros