band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 1 de abril de 2014 - 21h36

Marte será o protagonista do céu em abril

No dia 14, planeta vermelho estará no ponto mais próximo da Terra, a 92 milhões de quilômetros de distância
Imagem mostrou arenito em Marte, que tem diferentes resistências à erosão / HANDOUT / NASA / AFP Imagem mostrou arenito em Marte, que tem diferentes resistências à erosão HANDOUT / NASA / AFP

Marte será o astro mais luminoso e estará bem visível durante as noites, observa a Unione Astrofili Italiana (entidade amadora de astrônomos italianos). O planeta estará visível a partir do dia 8 de abril, assim como os asteróides Vesta e Ceres. 

 

No dia 14 de abril, Marte estará no ponto mais próximo da Terra, a 92 milhões de quilômetros de distância (cerca de 0,618 vezes a distância do nosso planeta até o Sol). O planeta vermelho estará se movimentando na constelação de Virgem, onde ficará por todo o mês. Júpiter ainda está brilhando, mas os períodos em que o planeta poderá ser observado ficarão mais focados no meio do mês. Ao final de abril, será possível ver Saturno, que promete roubar a cena de Marte.

 

No céu de abril também poderão ser observados diversos cometas, como o C/2014 E2 Jacques, descoberto pelo brasileiro Cristóvão Jacques no mês de março, o C/2012 K1 PanStars poderá ser observado ao final da tarde, assim como o C/2012 X1 Linear e o C/2013 R1 Lovejoy. 

 

Confira estranhas imagens vindas de Marte:

 

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros