band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 11 de abril de 2014 - 18h36

Eclipse lunar poderá ser visto em 15 de abril

Fenômeno da próxima terça-feira será a primeira de quatro "luas de sangue"
Lua pode adquirir tonalidade vermelha durante eclipse lunar total / Nicolas Asfouri/ AFP Lua pode adquirir tonalidade vermelha durante eclipse lunar total Nicolas Asfouri/ AFP

Na madrugada da próxima terça-feira, dia 15, o continente americano poderá observar um eclipse lunar total. Este será o primeiro fenômeno de uma tétrade de “luas de sangue” que vão acontecer a cada seis meses, de acordo com a Nasa. O próximo eclipse ocorrerá em 8 de outubro deste ano, seguido por um em 4 de abril de 2015 e outro em 28 de setembro de 2015.

 

“O fenômeno ocorre quando a Lua passa através da sombra provocada pela Terra. Nessa configuração, a Terra fica entre o Sol e a Lua. Quando a Lua penetra totalmente no cone de sombra projetado pela Terra é o eclipse lunar total”, explicou a professora Silvia Giuliatti Winter, especialista em dinâmica do sistema solar da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

 

O eclipse poderá ser visto no Brasil a partir das 2h do dia 15, terça-feira, segundo a professora da Unesp, e deve durar 78 minutos.

 

Segundo a Agência Espacial Americana, quando a Lua entrar na sombra parcial da Terra, conhecida como penumbra, uma sombra escura vai começar a se distribuir pelo satélite. Isto dará a ilusão de que a Lua está mudando de fases em questão de minutos ao invés de semanas.

 

O pico do eclipse acontecerá quando a Lua entrar na sombra total da Terra, chamada de umbra. “Nesse período, a Lua pode ser vista com uma coloração avermelhada causada pela luz do Sol quando passa pela atmosfera da Terra, que desvia apenas alguns comprimentos de onda”, explicou Winter.

 

O alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol não acontece desde 10 de dezembro de 2011. Confira imagens pelo mundo do último eclipse total da lua:

 

 

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros