Itália: jovem com Down salva criança no mar

Valerio Catoia se tornou um herói no país após resgate

Um jovem atleta de 17 anos com síndrome de Down se tornou um "herói" para seus amigos e família após salvar uma criança de afogamento na praia de Sabaudia, na região de Lazio.

Identicado por Valerio Catoia, o garoto tomava banho de mar nesta sexta-feira (14) junto com sua irmã Gaia, 11 anos, e do pai, Gianni, quando os três ouviram gritos pedindo ajuda.

"No começo pensamos que era uma brincadeira. Levou alguns segundos para percebermos que eram duas meninas que estavam se afogando", disse o pai. "Chegamos perto delas. Valerio pegou uma delas, colocou no ombro virada para cima e foi em direção à praia".

Segundo o seu treinador, Roberto Cavana, Catoia treina natação quatro vezes por semana. Além disso, ele já garantiu a medalha de prata nos 50 metros livre e o quinto lugar nos 50 metros costas no Campeonato Nacional de Natação da Federação Italiana de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (Fisdir).

"Estamos orgulhosos dele. Com coragem e abnegação ele se jogou no mar para salvar uma criança", afirmou Luca Pancalli, presidente do Comitê Paraolímpico italiano.

"Esta é uma das muitas histórias extraordinárias com atletas paraolímpicos protagonistas, muitas vezes capaz de grandes ações éticas e de valor social. Valério Catoia fez um gesto exemplar que confirma quão importante é ser campeão no esporte e na vida", finalizou Pancalli.

Leia mais:
Pessoas negam ajuda a refugiado que se afogava
Com ajuda de drone, bombeiros resgatam surfista

Compartilhar

Deixe seu comentário