Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 09h57

Google homenageia inventor do zíper

Gideon Sundback revolucionou a indústria do vestuário com a criação do fecho
Buscador tem doodle interativo, que pode ser aberto como um fecho nesta terça-feira / Reprodução/ Google Buscador tem doodle interativo, que pode ser aberto como um fecho nesta terça-feira Reprodução/ Google

Quem entrar no Google nesta terça-feira vai se deparar com um doodle interativo. A empresa homenageia hoje o engenheiro elétrico sueco Gideon Sundback, inventor do zíper.

Para conferir todos os doodles, clique aqui

Sundback revolucionou a indústria do vestuário com a criação de um dispositivo de fixação para ser usado em botas femininas. O engenheiro aperfeiçoou a ideia de um fecho com base em dentes de metal quando trabalhava na Universal Fastener Company, em Nova Jersey.

O engenheiro foi responsável por modificar o sistema de encaixe dos elementos laterais. Sundback quase triplicou a quantidade por centímetro e criou o deslizador em Y que unia os elementos laterais como se fossem uma única fita.

Sundback deu entrada no pedido de patente em 1914, porém a invenção só foi reconhecida em 1917. 

Doodles

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, geralmente utilizadas para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio de 2011, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa, em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho do ano passado. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual.