band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 1 de abril de 2011 - 10h00

Saturno se aproxima da Terra no domingo

de quilômetros será a distância entre Saturno e a Terra
Imagem da Cassini mostra Saturno iluminado no equinócio / Foto: Divulgação/Nasa Imagem da Cassini mostra Saturno iluminado no equinócio Foto: Divulgação/Nasa

Depois da Lua, agora é a vez de Saturno chegar bem pertinho do planeta Terra. No próximo dia 3, às 22h58, o planeta estará em aproximação máxima com o nosso. A distância será de apenas 1,288 bilhão de quilômetros.

De acordo com o astrônomo Julio Lobo, apesar disso, Saturno a olho nu será como uma estrela brilhante. “Para conhecer toda a majestade do planeta, será preciso observá-lo através de um telescópio”, afirma. Quase uma hora depois, às 23h45, ocorrerá a chamada “oposição planetária”.

Segundo o astrônomo Orlando Rodrigues, neste momento, os dois astros ficarão exatamente do mesmo lado do Sol.

Observatório de Campinas

Em Campinas, no interior de São Paulo, Saturno nascerá no horizonte do lado leste às 18h07. O astro aparecerá mais alto no firmamento até 28 de setembro. Após isso, não será mais observado no céu noturno.

Para quem quiser conferir a beleza de Saturno, o Observatório Municipal Jean Nicolini estará aberto no domingo. Até setembro, serão feitas diversas atividades relacionadas ao astro.



Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros