Cerca de dez mil manifestantes fecharam a Praça Sete, um dos principais pontos da região Central de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira. A multidão se concentrou por volta das 13h e deu início a uma passeata em direção ao Estádio Mineirão, onde acontece a estreia da Copa das Confederações em Minas com o jogo entre Nigéria e Taiti.
O movimento foi organizado por meio de redes sociais. Representantes do Sind-UTE MG (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais) também iniciaram um protesto na região Norte da capital. Os grupos devem se unir com o objetivo de dar mais força ao movimento.
Os manifestantes prepararam materiais em várias idiomas para distribuir aos torcedores na porta do Estádio.
Os protestos na cidade mineira ganharam força após o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) divulgar liminar, na última quinta-feira, que proibia manifestações durante a Copa da Confederações. Nesta segunda-feira, apesar de os sindicatos dos profissionais da educação e da Polícia Civil (Sindpol) entrarem com pedido de cancelamento da liminar que proibia manifestações em vias públicas, o TJMG manteve a decisão, sob sansão de multa de R$ 500 mil por dia.
Os policiais civis informaram que não vão aderir às manifestações, já que o recurso contra a liminar não foi aceito. Já o sindicato da educação garantiu que os protestos vão ocorrer normalmente, como já era previsto.
Os manifestantes usaram cartazes com críticas à Fifa, ao elevado gasto do dinheiro público com a Copa das Confederações e ao valor das passagens do transporte coletivo. O grupo ocupou o entorno do pirulito na praça e interditou o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas. O trânsito ficou lento na região Central, com reflexos principalmente em toda a extensão das duas vias.
Manifestação do dia 15/06/2013 na capital mineira.
http://www.youtube.com/watch?v=I2RHaCtBvnw
Vídeo da internet, postado por Leandro Nazar.