BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 28 de novembro de 2016 - 18h02

População gasta 80 minutos por dia no trânsito

Pesquisa aponta que belo-horizontinos perdem seis dias por ano no deslocamento de ida e volta do trabalho
Dia do trabalhador em Belo Horizonte já começa com trânsito  / | LEO FONTES/O TEMPO/FOLHAPRESS Dia do trabalhador em Belo Horizonte já começa com trânsito | LEO FONTES/O TEMPO/FOLHAPRESS

Se o tempo que se gasta no trânsito de Belo Horizonte ficasse concentrado em apenas um período do ano, os belo-horizontinos teriam perdido o equivalente a seis dias só para ir e voltar do trabalho.

 

 

 

 

 

É o que aponta uma pesquisa realizada em nove capitais do Brasil pela Alelo em parceria com o Ibope/Conectaí. O objetivo, segundo a empresa, é entender os hábitos de utilização de transporte dos trabalhadores brasileiros para ir e voltar do trabalho, avaliando também o perfil dos usuários de transporte público.

 

Conforme o estudo, em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram cerca de 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Se contarmos os 22 dias úteis do mês, são mais de 13h em trânsito. Em Belo Horizonte, o tempo médio gasto nesse trajeto é de 39 minutos.

 

 

 

 

A pequisa também avaliou a distância média entre casa/ trabalho de cada cidadão. Em BH são percorridos, em média, 15,9 km, acompanhando os números nacionais.

 

Entre as cidades pesquisadas, Porto Alegre é a capital na qual os trabalhadores perdem menos tempo no trânsito: em torno de 29 minutos.

 

A pesquisa Mobilidade Alelo ouviu 2.450 pessoas, com uma idade média de 36 anos e residentes em 9 capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília e Goiânia. Desse grupo, 65% trabalham em regime CLT e 35% são autônomos ou possuem outra forma de remuneração.