BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 7 de agosto de 2014 - 07h49

Conheça os candidatos participantes do debate

Band Minas transmitirá o primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado no dia 07 de agosto, às 22h30.
Tarcísio Delgado (PSB), Pimenta da Veiga (PSDB), Fidelis Alcântara (PSol) e Fernando Pimentel (PT) / Divulgação Tarcísio Delgado (PSB), Pimenta da Veiga (PSDB), Fidelis Alcântara (PSol) e Fernando Pimentel (PT) Divulgação

Os candidatos ao governo do Estado de Minas Gerais que participam do debate Band Eleições 2014, na próxima quinta-feira (07), são apresentados em ordem alfabética:

 

FERNANDO PIMENTEL

 

Fernando Damata Pimentel é o candidato do PT ao governo do Estado pela coligação “Minas pra Você”. Nascido em Belo Horizonte (MG) em 31 de março de 1951, tem 63 anos. Pimentel é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou sua vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 70. Seu primeiro cargo político foi o de secretário da Fazenda na capital mineira. Em Belo Horizonte, foi também secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral de Belo Horizonte, vice-prefeito e prefeito. Exerceu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 2011 até este ano.

 

Partido

Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 10 de fevereiro de 1980.

 

Coligação “Minas pra Você”

Partido dos Trabalhadores (PT) / Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) / Partido Comunista do Brasil (PC do B) / Partido Republicano da Ordem Social (PROS) / Partido Republicano Brasileiro (PRB).

 

Vice

O candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Pimentel é Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, 61 anos, filiado ao PMDB desde 1987. Nascido em 18 de junho de 1953 em Patos de Minas (MG). Tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é produtor rural. Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade está atualmente no seu segundo mandato como deputado federal e é presidente estadual do PMDB em Minas Gerais.

 

 

FIDELIS ALCÂNTARA

 

Fidélis Oliveira Alcântara nasceu em 29 de novembro de 1973, na cidade mineira de Coluna, no Vale do Rio Doce (MG). O candidato do PSOL pela coligação "Frente de Esquerda Socialista” é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Com 40 anos de idade, trabalha, desde 2009, como escritor e redator autônomo e integra diversos movimentos sociais relacionados à defesa da população em situação de rua e dos direitos à cidade e à moradia.

 

Partido

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) cujo registro definitivo junto à Justiça Eleitoral foi realizado em 15 de setembro de 2005.

 

Coligação "Frente de Esquerda Socialista”

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) / Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

 

Vice

A candidata a vice-governadora na chapa de Fidelis é Victória de Fátima de Mello (Vic). Nascida em 27 de julho de 1956, tem 58 anos e é natural de Santo Antônio do Pinhal (SP). Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exerce a função de professora de ensino fundamental nas redes municipal e estadual há mais de 20 anos e é filiada ao PSTU.

 

 

PIMENTA DA VEIGA

 

Nascido em 02 de julho de 1947, João Pimenta da Veiga Filho tem 67 anos e é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O candidato do PSDB ao governo do estado pela coligação “Todos por Minas” é natural de Belo Horizonte. Iniciou sua carreira política ocupando o cargo de deputado federal por Minas Gerais, pelo extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Um dos líderes do Movimento Diretas Já e fundador do PSDB, ele foi deputado federal pelo partido, prefeito de Belo Horizonte e ministro das Comunicações durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

 

Partido

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que surgiu em 25 de junho de 1988.

 

Coligação “Todos por Minas”

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) / Partido Progressista (PP) / Democratas (DEM) / Partido Social Democrático (PSD) / Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) / Partido Popular Socialista (PPS) / Partido Verde (PV) / Partido Democrático Trabalhista (PDT) / Partido da República (PR) / Partido da Mobilização Nacional (PMN) / Partido Social Cristão (PSC) / Partido Social Liberal (PSL) / Partido Trabalhista Cristão (PTC) / Solidariedade (SD).

 

Vice

O candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Pimenta da Veiga é Dinis Antônio Pinheiro, filiado ao Partido Progressista. Com a idade de 47 anos, é natural de Belo Horizonte, nascido em 08 de maio de 1967. É o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e deputado estadual.

 

 

TARCÍSIO DELGADO

 

Raymundo Tarcísio Delgado tem 78 anos, nascido em 04 de outubro de 1935. É técnico em Contabilidade pela Academia de Comércio de Juiz de Fora e formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Natural do município de Torreões (MG), o candidato é juiz de direito de Minas Gerais desde 1966. Iniciou sua vida política participando do movimento estudantil durante sua época de universitário, chegando a exercer o cargo de presidente do Diretório Acadêmico. Seu primeiro cargo eletivo foi alcançado como vereador de Juiz de Fora. Foi também deputado estadual e federal, este último por três mandatos. Em 1982, foi eleito prefeito de Juiz de Fora, cargo que ocupou também por três mandatos.

 

Partido

Partido Socialista Brasileiro (PSB) com registro definitivo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho 1988.

 

Coligação "Minas quer Mudança"

Partido Socialista Brasileiro (PSB) / Partido Pátria Livre (PPL) / Partido Renovador Trabalhista  Brasileiro (PRTB).

 

Vice

A candidata a vice-governadora na chapa de Tarcísio Delgado é Silvia Dorvina Dias Reis, filiada ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Nascida em 13 de julho de 1960, em Maracana, Pará, tem 54 anos.