BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 20 de novembro de 2017 - 10h50

Samarco faz acordo para demissões voluntárias

A mineradora Samarco aceitou a proposta dos sindicatos Metabase de Mariana e Sindimetal do Espírito Santo para a realização de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) de 600 funcionários. Na semana passada, representantes da empresa se reuniram com membros dos sindicatos e falaram sobre a necessidade de reduzir o quadro de 1.735 para 1.135 trabalhadores até dezembro de 2017. Antes do rompimento da barragem de Fundão, eram cerca de 3 mil funcionários.

 

Segundo a empresa, “o PDV tem o objetivo de minimizar os efeitos de demissões que são necessárias devido à realidade da empresa, que pretende retomar as atividades com 26% da capacidade operacional”, informou a Samarco por meio de nota.

 

Podem aderir ao PDV empregados de todos os níveis, inclusive os que estão em layoff. A adesão poderá ser realizada entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro deste ano. Entre os benefícios oferecidos para adesão ao plano estão: 50% do salário para cada ano de trabalho, limitado a 4 salários; 3 salários fixos limitados a R$7.500; desligamento por iniciativa da empresa; plano de saúde por 6 meses, a partir da data de desligamento do empregado.

 

Sem operar desde 2015, quando a barragem do Fundão se rompeu em Mariana, a empresa precisa de licenças ambientais para retomar as atividades, e não há previsão para que isso ocorra.